Sobre reforma política e impunidade

Aqui procurei tentar expor algumas coisas que julgo serem pertinentes em relação ao tema que está em moda hoje: a corrupção. Impunidade e reforma política são, na minha opinião, dois dos temas que possuem um alto grau de correlação com as raízes da corrupção.

Pois bem. Nesse espaço pretendo compartilhar alguns textos que versem sobre esses temas. Vamos lá.

Impunidade. Depois que o STJ invalidou a Satiagraha, leio, estupefato, que este nobre tribunal invalidou outra operação da PF. O Wálter Maierovitch, do Terra Magazine, escreveu um excelente texto sobre isso, que você pode ler aqui.

Reforma política. Dois textos elucidativos sobre voto distrital e financiamento público de campanha. O primeiro, escrito pelo sociólogo e professor universitário Alberto Carlos Almeida, informa, com bons argumentos, que o voto distrital é excludente. Este texto encontra-se aqui.

O segundo texto é do Idelber Avelar, defendendo o financiamento público de campanha. Este texto foi publicado na Folha de São Paulo. Após a publicação desse texto, ele publicou um outro, rebatendo as acusações de que o financiamento público de campanha é inconstitucional.

Existe um projeto de reforma política, do deputado federal Henrique Fontana, que está sendo amplamente debatido no Congresso Nacional. Uma síntese deste projeto pode ser lida aqui.

A medida que surgirem outros textos que enriqueçam esse importante debate, pretendo colocar por aqui.

***

Voltando ao tema corrupção, não posso deixar de indicar aqui dois ótimos textos do Miguel do Rosário, publicados em seu blog, o Óleo do Diabo. Estão aqui e aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s